sábado, 14 de abril de 2007

REPARADORES DE BRECHAS

Este trabalho foi feito para um grupo da igreja Quadrangular de Porto Alegre.

Como sempre faço nos arranjos, seqüencio a bateria e demais instrumentos, faço um CD, as partituras, e mando para a banda.

Neste trabalho em especial, não pude gravar com todos os músicos com quem sempre gravo, pois o grupo já tinha o baterista.

Chamei o restante dos músicos e optei por gravar cada instrumento separado do outro, até por questões de 'afinidade musical' e para que o Ricardo, baterista do grupo deles, pudesse sentir-se mais à vontade, sem aquela "pressão" da gravação em 'real time', já que ele não tinha nenhuma experiência em gravações de estúdio.

Gravamos primeiro a bateria, compreensivelmente um pouco mais demorado do que estávamos acostumados, mas procurei sempre 'extrair' o máximo que podia do baterista!
O resultado final foi uma mistura dos meu samplers de bateria com a bateria do grande Ricardo!!

As composições e os vocais eram revezados com o Rafael Cardoso e o Guto, líderes do grupo.

O Rafa também tocou violão em algumas músicas e, se não me engano, o Asaph Borba também participou do disco cantando uma música.

O Eduardo Flor fez os arranjos vocais e a banda foi: Alexandre Vieira, violões, guitarras samplers, loops, etc...; Saimon Saldanha, teclados; Giba Conceição, baixos; Rafa Marques, percussão e Ricardo, bateria.

O Alexandre Paz participou de uma música tocando piano e a esposa do Rafael Cardoso, Simone, também cantou uma música.

Como de costume, o estúdio escolhido foi a Life Produções e o técnico foi o grande Abner Borba!!

Por enquanto, é isto que me lembro desta produção!!!

Abaixo, uma amostrinha!!

terça-feira, 10 de abril de 2007

ASAPH BORBA - I Was Born To Worship You




Primeiro CD em inglês de Asaph Borba.

Este trabalho foi feito pelo Asaph para ser lançado num congresso internacional realizado no Egito.

A idéia que ele me passou foi utilizar bastante o recurso dos loops e samplers de bateria, combinados com guitarras um pouco mais pesadas.

Minha idéia foi gravar as guitarras um pouco mais "cruas", sem muito efeito, apenas utilizando 'canal limpo/canal sujo' do amplificador.

Aliás, gravei as guitarras utilizando somente plugins, ou seja, os amplificadores e microfonação foram totalmente 'virtuais'!

Bom... depois deste trabalho, resolví não utilizar mais plugins para gravar guitarras (hehehe)!!!

Apesar dos pesares, achei que tive uma boa concepção dos arranjos, embora o timbre final não tenha ficado como eu gostaria!!!!

Neste CD executei a maioria dos instrumentos, exceto a bateria, que foi executada pelo Rafa Marques e o contrabaixo, executado por João Batista dos Santos. O Nilsinho Ferreira gravou piano na música I Was Born To Worship You . Ah... já ia esquecendo que 'botei uma pilha' no Abner Borba e ele realizou uma ótima performance na flauta!! Os arranjos de vocal foram feitos pelo Eduardo Flor.

"Amostra Grátis" abaixo:

segunda-feira, 9 de abril de 2007

CARMÉLIA TONIN - Fala, Deus




Mais uma produção para a gravadora Life.

Produzí quatro músicas para este CD: Que Posso Dar ao Senhor; Graça Sobre Graça; Ó Profundidade das Riquezas e Eu Celebro ao Meu Deus.

Com uma banda novamente formada por Alexandre Vieira, João Batista dos Santos, Rafael Marques e Nilson Ferreira, cada um ficou com a tarefa de aranjar e produzir algumas músicas, levar para os ensaios e, se não me engano, foi gravado tudo em um fim de semana, também!

As 'minhas' músicas eram com estilos bem diversificados, algumas tentei dar uma cara mais pop, e, numa delas dei uma passeada pela 'praia' do jazz...

Para ouvir, é só clicar abaixo!!