sábado, 7 de abril de 2007

ASAPH BORBA - Vestes de Louvor




Posso dizer que a produção deste trabalho foi uma verdadeira "festa entre amigos"!

Cada um dos arranjadores trabalhou as músicas em casa, para depois levar o arranjo pronto para o ensaio. E eram uns três dias por semana em que ríamos muito, comíamos muito, mas trabalhávamos muito (uééé...)!

A banda era formada por Alexandre Vieira - Guitarras; João Batista dos Santos - Contrabaixo e Violão; Nilson Ferreira - Teclados; Rafa Marques - Bateria e asaph Borba- Voz e Violões.

Eu fiquei com 4 músicas para arranjar: Vestes de Louvor; Boas Novas; Não Temerei e Eu Nascí Para Adorar.

Por mais que chegássemos com os arranjos prontos, nos ensaios sempre alguém tinha algum palpite ou idéia, e tínhamos essa liberdade entre nós para um intervir com alguma idéia sobre o arranjo do outro e isto enriqueceu bastante o trabalho!

Depois de 'ensaiados', gravamos tudo em um final de semana e durante a semana fizemos os overdubs necessários.

Neste trabalho, além de todo o trabalho profissional da produção musical, arranjos e gravações, creio que estão registradas todas as nossas risadas e todo aquele clima de amizade e companherismo que deixou saudade!!!

Uma palhinha aí embaixo:

LIFE KIDS III




Este foi praticamente meu primeiro trabalho "oficial" como arranjador!

Chamado por Asaph Borba e sua esposa Rosana, a proposta deste disco era ensinar às crianças, de uma forma cantada, os Princípios de Deus.

Ainda me familiarizando com o 'universo' dos módulos, samplers, plugins, vsti, fui meio que 'no tranco' aprendendo!

Contei com a ajuda do meu amigo Samuel Oliveira dando algumas dicas sobre "este mundo ainda desconhecido dos teclados" e, às vezes acertando, às vezes dando 'bola fora', conseguí vencer esta etapa!

Um acontecimento curioso deste projeto foi que, após quase dois meses de trabalho, houve uma pane em uma das máquinas da Life e o HD 'pifou'.......

Foi aí que aprendí a importância deste senhor chamado "BACKUP"!!!

Como havia outro projeto na agenda para entrar em pouquíssimo tempo, tive o prazo de UMA SEMANA para refazer todos os arranjos, do início ao fim!

Que estréia.... Mas, graças à paciência do Asaph e da Rosana, conseguí terminar no tempo determinado e está aí uma amostra para vocês apreciarem!

É só clicar no PLAY!

CASTELO FORTE - Ide



Meu primeiro trabalho para eles foi quando substituí Samuel Oliveira na Life Produções, de Porto Alegre.

A produção de um DVD gravado na Av. Paulista, no teatro da TV Gazeta, em São Paulo, com a participação de diversos convidados.

Durante a mixagem deste DVD surgiu a gravação deste outro CD, chamado IDE.

A proposta inicial era um pop rock, quase com cara de banda, daí levamos os arranjos mais para o lado dos violões e pianos, com inserções de samplers e loops de bateria.

Montei uma banda competente formada por Saimon Saldanha nos Teclados; Giba Conceição nos Contrabaixos; Rafa Marques na Bateria e eu fiz as guitarras e violões.

Com a chegada do guitarrista Willian Tubarão e suas "guitarras de 7 cordas distorcidas afinadas 5 tons abaixo (hehehehe)" na produção, o disco deu uma guinada para um lado mais pesado.

Apesar de tudo, o disco ficou bem equilibrado, com guitarras solo bem executadas, e, ao mesmo tempo, bastante trabalho instrumental, como solos de piano, violão aço, baixo fretless, e até uma música feita inteiramente com percussão, pad e contrabaixo!

Valeu, Amilcar Sampaio, pela confiança!

Para dar uma ouvida, é só clicar no player aí embaixo!

sexta-feira, 6 de abril de 2007

MINISTÉRIO PEDRAS VIVAS


Passo Fundo, cidade do interior do Rio Grande do Sul, a 280 Km da capital, Porto Alegre.

Lá uma turma pertencente a uma comunidade denominada "Espaço Esperança" resolve juntar-se para a gravação de um CD ao vivo.

Mas há um pequeno detalhe: nenhum deles tinha experiência alguma com um trabalho profissional de gravação, muito menos uma gravação ao vivo...

No meu primeiro contato com eles percebí algumas coisas muito importantes, entre elas duas que eu considero das principais: Boas composições e humildade para aprender e crescer!!!!

A partir daí, depois de explicar a eles a "rotina" de um trabalho profissional e minha própria forma de trabalhar, demos início a um 'intensivo' trabalho de pré-produção, onde, após ter os arranjos aprovados por eles, escreví as partituras e partí para a segunda etapa do processo: Ensaios.

Bom, não preciso nem dizer que a galera não tinha a mínima noção do que estava escrito ali (hehehe), mas, mais uma vez quero ressaltar a grande vontade de aprender e o esforço que todos fizeram, desde o baterista até o "Band Líder", sempre colocando suas dúvidas e eu, sempre pronto a explicar, pois acho que quando se escreve uma partitura, o objetivo principal é passar a informação e se fazer entendido por quem lê!!!

Ensaiamos durante alguns meses e gravamos ao vivo num pequeno auditório daquela cidade, em dois dias de captação. No final até rolou um "free" que acabou indo pro CD!!!


Após isso, já em Porto Alegre, realizamos os 'overdubs', back-vocals e edições que achei que deveriam ser feitas, nos estúdios da Life e finalizamos o CD que se chamou "Exclusivamente Seus"!

Para finalizar gostaria de agradecer ao pessoal pela confiança, respeito, compromisso e seriedade com que conduziram todo este processo de gravação, desde o primeiro contato até o momento da finalização da mixagem e masterização!

Clique abaixo e ouça um pequeno "Resumo da Obra"!!!!